top of page

SOBRE NÓS

TUDO COMEÇOU ASSIM...

Logo que concluí a graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos em 2003, dei início à especialização em Psicoterapia Breve. Tinha consciência da importância que seria fazer cursos de especializações e seguir sempre estudando e aprendendo.

 

Em pouco tempo aluguei uma sala em uma casa onde já trabalhavam psicólogos e dentistas. E Assim segui com o Curso de Psicoterapia Breve e com os atendimentos clínicos. Por meio do Instituto em que eu fazia o Curso, trabalhei com adolescentes que cumpriam medida socioeducativa na FEBEM do Tatuapé, na época ainda era FEBEM, hoje é Fundação Casa.

 

No último semestre do Curso de Psicoterapia Breve, fiz um curso de extensão de Terapia de Casal e Família, sob a coordenação da Professora Maria Luiza Dias, no Instituto Pieron. Fiquei encantada com a Terapia de Casal e Família. Durante o curso atendi uma família, o que me fez pensar em outra especialização.

 

Já vivenciado o atendimento familiar pensei em buscar outra área na qual eu pudesse ajudar a família em várias necessidades em que o conflito se apresentava.

 

No Instituto Sedes Sapientiae, fiz o Curso de Especialização em Psicologia Jurídica, em 2007, tendo o concluído em 2009. Foi durante a especialização em Psicologia Jurídica que percebi como seria importante fazer especialização em Terapia de Casal e Família. Assim a fiz, também como no Curso de Psicoterapia Breve. Antes de concluir o Curso de Psicologia Jurídica, fiz inscrição no Instituto Pieron para fazer a especialização em Terapia de Casal e Família, com Maria Luiza Dias e Sandra Santos.

 

Quando concluí o curso de Psicologia Jurídica no Instituto Sedes Sapientiae, fiz seis meses de estágio na Defensoria Pública e, para a monografia, fiz trabalho voluntário de pesquisa na 2ª DDM - Delegacia de Defesa da Mulher.

 

O consultório era uma sala pequena. Eu tinha um grande desejo de encontrar um espaço maior que comportasse mais profissionais para atender as pessoas que precisam de psicoterapia. Então comecei a procurar uma casa para uma Clínica onde eu pudesse ampliar o espaço para os atendimentos individuais e de casal e família.

 

Em minhas caminhadas nos finais de tarde, à procura de casa para a Clínica, procurei, por muito tempo, local apropriado nesta região.

 

Em todas as casas com placas para alugar ou vender, eu anotava o telefone, ligava para marcar visita com o corretor e, assim, continuei a procura da casa que eu sonhava para montar a Clínica, com um espaço agradável, acolhedor e bonito, pois é assim que quero eu que as pessoas se sintam cuidadas e acolhidas.

 

Até que um dia, eu encontrei a casa que tanto procurei. Aqui está ela, a Clínica Vida Minha, bonita, agradável, com árvores e pássaros e todas as pessoas que a frequentam, dizem que sentem aqui uma paz muito grande.

 

Existe uma lenda maravilhosa dos índios norte-americanos sobre uma tribo que sofreu um longo período de seca e decidiu mandar chamar o fazedor de chuvas para pôr fim a esse infortúnio.

 

Alguns dias depois o fazedor de chuvas chega cercado de pompa, e o povo da tribo esperava ansioso que ele fizesse seu trabalho, tudo o que os fazedores de chuvas fazem: dançar a dança da chuva, lançar sinais de fumaça em direção ao céu para dar inicio ao acúmulo de nuvens, invocar o Grande Espirito em oração...

 

Mas o fazedor de chuvas nada disso fez.

 

Na verdade ele passou bastante tempo localizando o ponto perfeito para sua tenda e armando-a. Em seguida procurou as pedras de rio perfeitas para construir seu fogareiro e madeira para sua fogueira.

 

Nesse meio tempo a tribo estava ficando impaciente, e com razão. Eles estavam sofrendo com a seca havia vários meses e já estavam desesperados. Por fim, justamente quando eles não estavam mais suportando a situação, após três dias de montagem do seu ambiente domestico, o fazedor de chuvas se sentou de pernas cruzadas em frente à tenda. Elevou os olhos ao céu e naquele instante ouviu-se um trovão. Momentos depois veio a chuva.

 

A moral da historia é a seguinte:

“COLOQUE O TELHADO NA CASA, E A CHUVA VIRÁ.”

(KATSOF, 2003, pag. 130 e 131)

 

(Irwin Katsof psicólogo, lecionou para os jesuítas em Darjeeling, na Índia. Estudou Filosofia Judaica em Israel e foi ordenado Rabino. Vive em Nova York com a mulher e sete filhos. A citação foi extraída do Livro ORAÇÕES – Como ser ouvido por Deus – Editora Nova Era.)

 

 

Vava Duarte de Andrade  

diretora   

 

bottom of page